sexta-feira, 28 de outubro de 2011


Espionagem

A espionagem é uma das coisas mas importantes no OGame. Só espiando podemos encontrar alvos, que tenham os recursos suficientes para que um ataque valha a pena e que ao mesmo tempo tenham tão poucas defesas que nossa sonda possa superá-las sem problema.

No entanto, o sistema de espionagem para os novatos é um pouco complexo. Se enviarmos uma sonda de espionagem para um planeta ou lua (com a missão de espiar) recebemos um relatório de espionagem. Este relatório tem diferentes versões, desde um relatório completo até um relatório resumido ou curto. O que interessa é a diferença entre os níveis de espionagem entre você e o seu inimigo. Quantos mais níveis acima do seu tiver o inimigo, mais sondas terá que enviar para completar a diferença.

(nível esp. do inimigo - o teu nível de esp.)²

Por exemplo: (7 - 5)² = 2² = 4

Terás de enviar 4 sondas para corrigir a diferença dos 2 níveis a mais de espionagem que o seu inimigo tem.

Depois de ter igualado ou ultrapassado o nível de tecnologia de espionagem, poderá receber os seguintes relatórios:

1 Sonda tendo o mesmo nível de espionagem = Mostra recursos (embora estes sejam sempre mostrados)
2 Sondas tendo o mesmo nível de espionagem (ou 1 sonda a mais das necessárias para igualar o nível de esp.) = Mostra recursos + frota
3 Sondas tendo o mesmo nível de espionagem (ou 2 sondas a mais das necessárias para igualar o nível de esp.) = Mostra recursos + frota + defesas
5 Sondas tendo o mesmo nível de espionagem (ou 5 sondas a mais das necessárias para igualar o nível de esp.) = Mostra recursos + frota + defesas + edifícios
7 Sondas tendo o mesmo nível de espionagem (ou 7 sondas a mais das necessárias para igualar o nível de esp.) = Mostra recursos + frota + defesas + edifícios + pesquisas

Portanto, o que vemos no relatório de espionagem depende de nossa tecnologia de espionagem e da do inimigo. Quanto maior for a diferença, mas detalhes se vê do inimigo. Podemos aumentar a probabilidade de ver mais detalhes se enviarmos mais sondas ao planeta inimigo. Neste caso, o aumento da tecnologia funciona ao quadrado, isto é, por cada nível de diferença temos de enviar cada vez mais sondas, embora haja a probabilidade da defesa do planeta inimigo destruir todas as suas sondas. Para isso serve a % de contra-espionagem. Quanto mais elevada for, mais perto estamos de perder as nossas sondas (Max: 100%).
Poderá saber mais em http://board.ogame.com.br/board52-comunidade/board58-guias-e-tutoriais/board617-tutoriais-especiais-para-o-redesign/90094-espionagem-d%C3%BAvidas-solu%C3%A7%C3%B5es/

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